Páginas

sábado, 14 de outubro de 2006

firefox add-on: passwordmaker

Um dos complementos mais interessantes do Mozilla Firefox é o passwordmaker.

Se você, assim como eu, possui inúmeros cadastros em milhares de fóruns, contas de e-mail e outras coisas, sabe que é difícil manter um mínimo de segurança no quesito senha. Pra tudo existe uma senha e por causa disso, ficamos tentados a manter uma senha simples de ser lembrada por nós. E o pior, acabamos repetindo uma senha para diversos outros serviços da rede.


Isso é um problema que pode ser contornado. Que tal utilizar apenas uma senha para todos os sites/serviços/lojas/foruns que você regularmente utiliza? Parece seguro? A primeira vista você pode dizer que não.

O passwordmaker é um addon/plugin do/para firefox que gera uma senha distinta para cada dominio/subdominiol/protocolo/porta do servidor, baseado em diversos tipos de encriptação. Isso tudo funcionando a partir de uma senha mestra, a senhora de todas as senhas.

Você entra por exemplo, em uma loja virtual, digamos o Submarino. Com o plugin ativado, você clica na barrinha do passwordmaker, e coloca sua senha mestra (essa pode, e talvez deva, ser igual para todos os sites que você tem cadastro). Automaticamente é gerado uma senha, com base em algum algoritmo de encriptação previamente escolhido (MD5, MD4, SHA-256, etc), o número de carateres e os caracteres que você deseja que seja incluido aleatóriamente para gerar a senha. Pra cada site é gerado uma senha distinta.

De posse dessa senha gerada, você se cadastra no site, e agora tem uma senha mais difícil de ser quebrada. Assim, por ser uma senha mais “encorpada”, fica difícil memoriza-la, mas ao entrar no site posteriormente, você clica no passwordmaker novamente, digita sua senha mestra e voilá, aquela senha que foi gerada apareceu novamente. Daí é só se logar e correr pro abraço.

E como essa senha mestra não fica armazenada no plugin, não há perigo de alguém descobrir sua senha mestra, a não ser claro, que você deixe.

O inconveniente é que se você alterasse todas as suas atuais senhas por essas geradas pelo passwordmaker, você ficaria preso e dependente do firefox e do passwordmaker, o que significa que, se você estiver em um outro computador, que não seja o seu, lembrar de suas senhas seria uma tarefa árdua.

Há uma versão do passwordmaker para o internet explorer, e até para o windows, mas eu ainda não os testei e não sei como funcionaria.

Um comentário:

  1. A função mais interessante do Passwordmaker é criar perfis para cada site. Um para o Youtube, que aceita até 20 caracteres na senha. Um para o Google, que aceita até 100, um para o del.icio.us que aceita até 100, porém apenas números e letras... Enfim... cada site com sua respectiva combinação de caracteres, quantidades e algoritmos de hashes... alguns, preenchendo automaticamente a senha, outros só preenchendo quando solicitado... essa é a mágica desse maravilhoso plugin...

    ResponderExcluir