Páginas

sábado, 24 de novembro de 2007

Do Outro Lado

Do Outro Lado (2007) - Estréia 21/01/2008do outro lado
O jovem Nejat não aprova o relacionamento de seu pai viúvo com a prostituta Yeter. Mas ele acaba simpatizando com ela ao descobrir que Yeter envia dinheiro para a Turquia, a fim de pagar os estudos universitários da filha. A morte súbita de Yeter distancia pai e filho. Nejat viaja então a Istambul para procurar por Ayten, a filha de Yeter. Mas a jovem, uma ativista política, fugiu da polícia turca e está agora na Alemanha. Ela se torna amiga de Lotte, que a acolhe em casa, a contragosto de sua conservadora mãe. Quando Ayten é presa e seu pedido de asilo negado, acaba sendo deportada. Lotte viaja à Turquia, onde se envolve com a situação aparentemente sem esperanças da amiga. O filme ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes 2007.

Este filme eu assisti na 31ª Mostra Internaional de Cinema, e gostei bastante. Além da boa companhia, dos que eu assisti na Mostra, foi o que eu mais gostei.



Desencontros.

do outro lado

Há de tudo um pouco e a estória liga a vida de seis pessoas de maneiras diferentes. Choques culturais, imigração, política, asilo político, ativismo, conflitos familiares, tabus, morte, vida, amor...

Mas o mais interessante são os desencontros, os acasos, e as coincidências... tudo isso muito bem dosado neste longa.

As cenais finais são um deleite à parte. Aquela serenidade e o barulho do mar são impagáveis. Uma dúvida minha é se o saquinho de plástico que passou durante essa cena foi de maneira proposital ou não.

O que me incomodou de verdade, além da sala cheia, foi o rapaz que estava sentado perto de nós e praticamente roncou boa parte do filme. Como ele estava com credencial, creio que era o 23131244 filme do dia que ele assistia e como uma pessoa normal, acabou não aguentando. O mais engraçado era que as 'roncadas' vigorosas vinham estratégicamente nos momentos de silêncio mortal do filme (e momentos de silêncio, nesses filmes, são muitos), ou seja, várias pessoas ficavam olhando pra ele.

A Bruna Lombardi também estava presente na sessão e realmente ela continua linda! Adoro São Paulo por causa dessas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário