Por mais que muita gente tenha uma imagem idealizada da Apple, a empresa está inserida dentro de um mercado capitalista e expressa, de maneira muito clara, algumas características impostas por este padrão da crescente luta pelo sucesso. Aí entra a obscolecência programada, o motor secreto da sociedade de consumo [leia: Obsolescência programada é motivo para Apple ser processada]. A cada atualização do iOS, aparelhos antigos tornam-se mais lentos, menos responsivos e mais instáveis. Parece de propósito: no exemplo do iPhone 4 (meu celular principal), lançado em 2010 , a possibilidade de tirar fotos panorâmicas, que são possibilitadas por linhas de código implementadas exclusivamente para o uso do aplicativo câmera e que não afetam o desempenho geral do sistema não existe, mas o recurso ‘Não Perturbe’, implementado direto na raiz do sistema operacional – e que pesa mais por isso – está presente no iOS 6 para o iPhone 4. É assim que a Apple, cada vez mais, consegue forçar seus usuários a adquirirem versões mais novas de seus tablets e smartphones.
Reconstruir o iOS ao nosso gosto é inviável, mas algumas dicas básicas podem otimizar – e muito – o desempenho do sistema operacional. Separei elas por ordem de relevância e impacto notável no sistema. As duas primeiras dicas requerem jailbreak; as duas últimas, não.
1) Rode o iCleaner
Baixe o iCleaner pelo Cydia. Sua interface é bem intuitiva, e nosso trabalho será feito, inicialmente, na primeira aba do app. Recomendo que você deixe todos os ajustes padrões e apenas toque no botão ‘Clean’, visível no canto superior direito. Aguarde alguns minutos. Em seguida, um log será exibido, e o respring realizado.
Você acabou de remover arquivos temporários do seu sistema e outros tipos de arquivos de cache inúteis. Isso é ótimo, mas o melhor é desativar daemons’s não utilizadas pela maioria dos usuários. É isso que a segunda aba do iCleaner faz. Tocando no nome de cada daemon, você tem acesso à descrição dele. Desative todos aqueles que achar inúteis. Um reboot é necessário para efetivar as mudanças, e o processo é reversível: caso você verifique que desativou algo por engano, basta reativar e reiniciar o aparelho, mais uma vez.
Na terceira aba do iCleaner, você pode remover idiomas, teclados e vozes de controle por voz do iOS, além excluir imagens adaptadas a resoluções de telas diferentes da sua. Só utilize este recurso se você tiver pouco espaço de armazenamento.
2) Instale o Accelerate
Também disponível através do Cydia, o Accelerate acelera o iOS de maneira bastante diferente: as animações de transição da interface do sistema operacional são brutalmente aceleradas. Assim que o app é instalado, as animações da própria interface do sistema não ficam mais tão lentas, e nenhum tipo de overclocking é feito: só transições aceleradas. Já adianto: depois de se acostumar com o Accelerate, se re-acostumar a usar o sistema com sua velocidade padrão torna-se uma tarefa difícil. Vale a pena testar o tweak gratuito.
3) Reinstalar apps
Envio mais de mil mensagens por dia pelo WhatsApp, e todas são salvas em um banco de dados. O problema não é exclusividade do WhatsApp, e afeta o ecossistema inteiro de aplicativos. Com o tempo, torna-se difícil para o iPhone gerenciar todo o conteúdo criado por apps de terceiros. Nesse caso, removê-los e instalá-los de novo deve resolver o problema de desempenho e instabilidades.
4) Restaurar o sitema
Nada funciona? Seu sistema está verdadeiramente péssimo e as dicas acima não o ajudaram? Reinstale o iOS nele, restaurando o sistema do zero.
Espero, de verdade, que as quatro sugestões lhes ajudem a tornar a experiência de uso do sistema operacional do iPhone, iPod touch ou iPad mais agradável.
via iPod School http://ipodschool.com/2013/03/lutando-contra-a-apple-no-desempenho-do-ios/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ipodschool+%28iPod+School%29
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário